• 20 de setembro de 2024 11:33

Irmã Dulce: de ‘anjo bom da Bahia’ a santa no Vaticano

ByEduardo Vetter

out 14, 2019

Com dois milagres reconhecidos pelo Vaticano, a freira baiana Irmã Dulce (1914-1992) foi canonizada neste domingo (13/10) pelo papa Francisco, tornando-se a primeira santa nascida no Brasil. Agora, ela passa a ser chamada Santa Dulce dos Pobres.

A solenidade ocorreu na praça de São Pedro, no Vaticano, em frente à basílica de mesmo nome e diante de milhares de fiéis, muitos brasileiros, e autoridades.Irmã Dulce

Como de praxe, a missa teve uma liturgia específica para canonizações.

A canonização – a confirmação final da Santa Sé para que um Beato seja declarado Santo -, é um processo complexo que requer a aprovação final do papa e acontece no Vaticano, diferentemente da beatificação, que pode ser no lugar de origem do religioso.

Além da Irmã Dulce, foram canonizados o britânico John Henry Newman, a italiana Giuseppina Vannini, a indiana Mariam Thresia Chiramel Mankidiyan e a suíça Marguerite Bays.

O processo de canonização da brasileira foi o terceiro mais rápido da história da Igreja Católica, atrás apenas do papa João Paulo 2º (1920-2005) e da Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *