• 24 de novembro de 2024 08:53

Programação do Setembro Amarelo em Taquara reforça a importância da prevenção ao suicídio

ByEduardo Vetter

set 17, 2019

     Criada em 2015, a campanha de conscientização Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e que tem como objetivo principal reforçar a importância da prevenção ao suicídio. Em Taquara, a programação do Setembro Amarelo foi aberta oficialmente na quarta-feira (11), durante um evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. E, até o dia 27, ações seguem sendo realizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

     De acordo com o site do CVV, nos dias de hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente e no mundo esse número sobe para uma morte a cada 40 segundos. Dados que podem ser ainda mais alarmantes, já que os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos 10 vezes.

     A Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que nove a cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas, destaca a prevenção como fundamental para reverter essa situação, sendo a educação a primeira medida preventiva que deve ser tomada pelos órgãos públicos de saúde.

     Durante a abertura do Setembro Amarelo em Taquara, momento que contou com palestras voltadas aos profissionais da Saúde e Educação da rede municipal, o Secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Petry, falou sobre a importância da construção de políticas que sirvam para a fortificação das relações com a comunidade, e, principalmente, auxilie na questão individual de cada cidadão.

     “Isso que nós estamos fazendo aqui hoje servirá para juntos criarmos mecanismos para que possamos, de fato, evitar muitas tragédias que a sociedade hoje enfrenta. E que os trabalhos e discussões deste evento, além das diversas atividades que ocorrerão nas UBSs e CAPS até o final deste mês, resultem numa melhor orientação aos taquarenses, estimulando o diálogo e compartilhando informações sobre as formas de prevenir o suicídio”, refletiu o Secretário de Saúde de Taquara.

     A abertura do evento contou ainda com palestras de Andreia Novo Volkmer, coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio; e de Patricia Ziani Benites, integrante da equipe de Apoio Institucional Integrado da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), que abordaram temas como o número de casos de suicídio no RS, o comportamento autolesivo na infância e adolescência, entre outros.

     Também participaram da abertura da programação do Setembro Amarelo em Taquara os Secretários Municipais de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Santos, a vereadora Monica Facio, e diversos servidores das secretarias de Saúde e de Educação de Taquara. A programação do Setembro Amarelo em Taquara seguirá até o dia 27.

Programação:

Dia 03/09 – UBS Eldorado, às 10h;
Dia 06/09 – UBS Fazenda Fialho, às 14h;
Dia 10/09 – UBS Santa Cruz da Concórdia, às 9h;
Dia 17/09 – UBS Pega Fogo, às 9h;
Dia 17/09 – UBS Empresa, às 9h30min;
Dia 23/09 – CAPS I, às 13h30min;
Dia 24/09 – UBS Rio da Ilha, às 9h;
Dia 25/09 – UBS Santa Maria, as 9h30min;
Dia 26/09 – UBS Santa Teresinha, às 13h30min;
Dia 27/09 – CAPS AD, às 10h;
Dia 27/09 – UBS Padilha, às 14h, na Sociedade 14 de Outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *