• 19 de setembro de 2024 22:02

Diversão, criatividade e integração marcam apresentações da II Mostra Regional de Dança dos Serviços do CRAS

ByEduardo Vetter

ago 13, 2019

Criada como forma de valorizar os projetos desenvolvidos pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a II Mostra Regional de Dança este ano foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara. O evento, realizado no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), reuniu representantes dos municípios de Caraá, Imbé, Osório, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula e Taquara.

     Considerado a porta de entrada da Assistência Social, já que desenvolve projetos principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social, o CRAS tem como objetivo o fortalecimento da convivência com a família e com a comunidade em geral e também orientar os cidadãos sobre os benefícios assistenciais e formas de inscrição nos programas sociais do Governo Federal.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, em Taquara são promovidas várias oficinas durante o ano letivo, com aulas no contra turno escolar, com atividades como dança, artesanato, capoeira, hip hop, entre outras.

     “Essas oficinas são muito importantes pois, além de promover a integração entre seus participantes, ainda serve como forma de combater a exclusão social provocada pelas diferenças de classe social, idade, gênero ou preconceitos raciais”, analisa Araújo.

     Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, deu as boas-vindas a todos os participantes do evento, em especial a Secretária Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos de Imbé, Joseleine Barbosa, e falou sobre a satisfação por Taquara ter sido escolhida para sediar a segunda edição da mostra, que no ano passado ocorreu em Santo Antônio da Patrulha.

     “É muito gratificante para nós, taquarenses, receber tantos representantes dos CRAS da região. E mais ainda ver que nossa comunidade participa ativamente dos projetos organizados pelos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atividades que, além do autoconhecimento, promove o desenvolvimento de atividades e ainda estimula a autoestima de seus participantes”, avaliou o vice-prefeito de Taquara.

     Ao final das apresentações, os participantes da II Mostra Regional de Dança foram recepcionados com um coquetel e puderam conhecer um pouco sobre o trabalho que é desenvolvido em Taquara, exposto em estandes montados no saguão do Centro de Eventos da Faccat.

     Também estiveram presentes no evento os secretários municipais de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; e de Captação de Recursos, Paulo Möller, a vereadora Mônica Faccio, o diretor-geral das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Delmar Backes, entre outras autoridades municipais e representantes dos Centros de Referência de Assistência Social dos municípios participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *