Mais um encontro do Grupo Laço Materno foi promovido, no dia 30 de julho, na Secretaria Municipal de Saúde (Posto 24 horas) direcionado a gestantes do município de Taquara. Todos os meses,profissionais das áreas de Nutrição, Assistência Social, Enfermagem, Psicologia e Fonoaudiologia elaboram o momento para esclarecer dúvidas, oferecer dicas e acompanhar mais de perto a gestação das mamães, um acolhimento além do pré-natal. O próximo encontro ocorre no dia 13 de agosto, às 13h30min, integrando a II Semana do Bebê, que ocorre de 12 a 17 de agosto.
No terceiro encontro do Laço Materno as mamães assistiram ao vídeo sobre o livro “Virando Gente – A História do Nascimento Psíquico, das autoras Ivanise Fontes, Maísa Roxo, Maria Cândida S. Soares e Sara Kislanov. O enredo descreve o ponto de vista de um bebê sobre sua trajetória para nascer psiquicamente. O bebê personagem, conta a história de suas sensações desde o útero da mãe, até cerca de 1 ano, mostrando as experiências corporais necessárias para desenvolver a consciência de si mesmo; a partir dessas experiências construirá a diferença entre ele e o mundo que o circunda.
As técnicas também trataram sobre o desenvolvimento da visão do bebê, a importância do colo, a dificuldade das primeiras semanas após o parto, a necessidade dos amigos e familiares respeitarem o espaço dos pais nos primeiros dias com o bebê não fazendo visitas inoportunas, a importância da amamentação. Todas as participantes tiveram a oportunidade de sugerir temas e assuntos para os próximos encontros e deixar uma mensagem ou uma memória na caixinha de lembranças e recordações do grupo.
O Laço Materno é promovido pela Administração Municipal, através das secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação e os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz. O grupo é gratuito e aberto a todas as gestantes do município de Taquara, que estão ou não fazendo o pré-natal no SUS. Interessadas podem direcionar-se à secretaria para registrar a intenção em participar ou comparecerem na próxima reunião.
Em todos os encontros, as mamães são acompanhadas pelas profissionais Maria Cândida Nunes Peres (enfermeira), Bruna Saurin (fonoaudióloga), Leidi Daiana Flesch (psicóloga), Bruna Detoni (psicóloga), Fabíola Andriola (nutricionista) e Vládia Lurene Henz (assistente social) e pelas visitadoras e monitoras do PIM e do Criança Feliz.