“Interfaces entre a Neurociência e a implementação da BNCC” é a conferência de abertura do segundo semestre letivo do Município, ministrada pela neurocientista doutora Ana Lúcia Cecconello. Cerca de 700 professores da rede de ensino municipal participaram do evento, promovido na manhã, da quarta-feira, 31 de julho, no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE).
Ana Lúcia destacou sobre o papel da neurociência na educação,relacionando as dez competências sugeridas para o desenvolvimento dos alunos, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Se resumirmos as dez competências em uma frase seria: –O desenvolvimento da autonomia do indivíduo-, ou seja, criar indivíduos, que, hoje são crianças, mas que serão adultos e precisam ser autônomos, este é o objetivo principal. E qual o papel da neurociência nisso? Se eu compreender como o cérebro aprende e como os fatores relacionados ao estilo de vida vão influenciar diretamente no indivíduo, tenho mais chances de desenvolver estratégias de ensino fundamentais para um aprendizado adequado“, afirma a neurocientista.
A capacitação prosseguiu durante à tarde com a elaboração do Documento Orientador Municipal de Taquara (DOM) com base nos estudos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do RCG (Referencial Curricular Gaúcho), documento que irá nortear o trabalho da educação taquarense. Este momento será acompanhado pelos professores mediadores, onde os docentes, reúnem-se por ano e área do conhecimento, divididos em 19 salas temáticas. As aulas das escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio retornam na quinta-feira, 1º de agosto.
Participando do evento o prefeito, Tito Livio Jaeger Filho, mencionou que o trabalho desempenhado pelo professor é laborioso. “Sabemos que o trabalho de vocês professores não é fácil, é árduo, exige vocação, por isso temos muito orgulho do empenho de todos. Avançamos muito na área educacional em nosso Município. Somos uma referência regional e o maior indicativo que percebo é que tínhamos no passado muitos professores que buscavam outros municípios para trabalharem, e hoje, buscam por Taquara“, ressalta Tito.
Uma das grandes parceiras do Município, a Faccat, esteve na abertura representada pelo diretor geral, Delmar Henrique Backes. “O futuro da educação depende do saber, sem o saber as pessoas se tornarão inúteis, e, quem é protagonista para que exista o saber é o professor. Não teríamos ensino, nem educação sem o professor. A família deveria ser o principal responsável pela educação e o professor pelo ensino, mas, atualmente, a responsabilidade da educação acaba sendo também passada ao professor. Vocês lidam com vidas e ficam na memória destas vidas. O professor não sai do coração das pessoas com as quais ele ensina, educa“, afirma Backes. O evento contou também com as presenças dos vereadores e professores Levi Metanoya e Mônica Faccio e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Vivian Angeli.