• 22 de novembro de 2024 16:23

Professora da rede municipal de Taquara é selecionada para programa de capacitação no Canadá

ByEduardo Vetter

jul 30, 2019

Visando a oferecer melhores condições de aprendizagem aos seus alunos da educação infantil e dos anos iniciais, Daiane Arend Flores de Oliveira, professora da rede municipal de ensino de Taquara, foi uma das 100 selecionadas em todo o Brasil para receber uma bolsa de estudos no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica e conhecer o modelo educacional do Canadá, no Niagara College.

     Com duração de oito semanas, o programa tem o objetivo de promover a capacitação de professores ativos nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital. Dividido em duas partes, um curso básico de inglês e a capacitação dos professores, o programa é desenvolvido conjuntamente entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB).

     Durante a capacitação, realizada através de uma cooperação entre a CAPES e o Colleges and Institutes Canada (CiCan), os participantes serão beneficiados com passagens aéreas nacionais e internacionais de ida e volta, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no Canadá (aeroporto/universidade/aeroporto), alojamento em casa de família canadense – incluindo três refeições, curso de formação e material didático.

     Integrante do corpo docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Rodolfo Von Ihering, Daiane apresenta no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá o trabalho: “Autonomia em foco: a importância de experiências e aplicações práticas nas construções de identidade infantil”, desenvolvido com seus alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vovó Domênica –único projeto de Educação Infantil selecionado no Rio Grande do Sul.

     “Como o Canadá é um país referência na questão da autonomia infantil, a proposta do CAPES veio bem a calhar no momento em que estávamos iniciando o processo. Literalmente, vamos unir o útil ao agradável, pois esse intercâmbio entre o Brasil e o Canadá poderá contribuir com a reformulação da proposta curricular e o sistema de avaliação em Taquara”, relatou Daiane.

     No Canadá desde a primeira semana de julho, a professora taquarense segue participando da capacitação no Niagara College até o dia 29 de agosto, ocasião em que será realizada uma cerimônia de conclusão dos estudos, antes de seu retorno ao Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *