Com o objetivo de incentivar a produção cultural em Taquara e região, promovendo apresentações artísticas gratuitas, incentivando a inclusão social através do acesso à cultura, formação de plateia e qualificação na programação cultural diversificada foi promovido, de 8 de março a 12 de julho, o Sexta tem Arte. Em reunião com o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, o idealizador do projeto, Kiko Souza, da Associação Cultural Casa do Rock (ACCR), divulgou o resultado do evento, destacando como um verdadeiro sucesso de público, com cerca de 3,3 mil pessoas participando das apresentações de teatro, dança e música, promovidas, durante as tardes e noites, das sextas-feiras, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar.
“Tivemos mais da metade da lotação em todas as apresentações durante a tarde e em oito delas lotação máxima, à noite houve cinco lotações e as demais noites com casa cheia. Promovemos arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para campanhas institucionais como tínhamos previsto,os grupos fizeram excelentes apresentações, som e luz estavam sensacionais e enriqueceram muito o evento. Todos os objetivos foram alcançados”, comemora Kiko.
Kiko menciona que há possibilidade do projeto continuar em um formato diferente, mais sucinto. “Estamos estudando, junto à Administração Municipal e o SESC, uma maneira de continuarmos o projeto de uma forma mais simples. Temos boas perspectivas de promover espetáculos uma vez por mês, nos mesmos moldes com música interprete, teatro, dança, e música autoral por quatro meses. Vamos nos reunir e organizar uma parceria”,reitera.
O Sexta tem Arte foi promovido, gratuitamente, em duas sessões, a tarde direcionado aos estudantes, e, à noite, destinado ao público em geral, e ocorreu em quatro módulos, contando com 16 espetáculos diferentes. O primeiro módulo trouxe a Música Interprete com Big Bang Soul Brasil, Rótulo Zero, Paysanos e Zé do Bêlo. O segundo módulo, o Teatro com as apresentações “Maria Bela”, da Cia Ó Maria Teatral; “Tudo que é feito a mão”, da Cia das Plêiades; “Flautinha Encantada”, do Teatro de Bonecos Quiquiprocó e “Quando chega a Hora”, da Cia de Teatro 2 por 2.
O terceiro módulo, compreendeu os espetáculos de Dança “Na cultura e na tradição eterniza-se uma nação!”, do CTG O Fogão Gaúcho; Vida Breve, mas não em vão, da ONG Vida Breve; Desenhos e séries, da Escola de Dança Suplés e Brasil que Dança, com o grupo Andanças. E o quarto e último módulo Música Autoral trouxe Karmã, Renato Velho, Chico Paz e Staut.
O projeto foi idealizado e desenvolvido pela Associação Cultural Casa do Rock (ACCR), sendo contemplado, com R$ 60 mil reais, no edital #juntospelacultura2, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Teve o apoio da Administração Municipal de Taquara; da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; da Diretoria de Cultura; da Coordenação Municipal de Comunicação; do Serviço Social do Comércio (Sesc Taquara-RS) e da startup Sanches.