Baseado no projeto de lei n° 718/2000 de 18 de agosto de 2000, de Henrique Valdemar Motta, o Cadastro Único do município, em parceria com a EMATER/RS, desenvolve a proposta visando a integração social entre beneficiários do programa. A primeira reunião foi realizada no dia 09 de julho, no Bairro Ipê, onde será localizada a primeira horta comunitária. Promovendo o trabalho coletivo, bem como fomentando a alimentação saudável, combatendo também a presença de agrotóxicos, a horta comunitária tem a finalidade de auxiliar os beneficiários do Bolsa Família na questão econômica e também incentivar bons hábitos de alimentação. Desse modo, integrando as famílias participantes, o trabalho em equipe também é valorizado pela iniciativa do Cadastro Único. O plantio também contará com o apoio do biólogo do município Gustavo Reich, onde fará o acompanhamento do processo da horta, auxiliando os beneficiários do para o melhor desenvolvimento.
O projeto visa aproveitar um espaço público para a realização do plantio, fornecendo, em primeira instância, os materiais e sementes necessárias para iniciar a semeadura. Cada família inscrita no projeto se responsabiliza por cuidar de seu próprio espaço de plantio nas dependências da horta.
Na tarde de sexta-feira, 19 de julho, um grande grupo se reuniu no bairro Ipê na finalidade de discutir os últimos ajustes para a elaboração da horta comunitária. Na reunião, estavam presentes o biólogo Gustavo Reich, Marta Levien, da Emater, e Dioneia Zimmermann, idealizadora do projeto. Na mesma oportunidade, uma caixa de compostagem já foi iniciada, tirando também as dúvidas dos participantes sobre o processo.