Professores auxiliares que trabalham com alunos com deficiências nas escolas municipais de Taquara participam, desde abril, de encontros de formação numa parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e a Secretaria de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde Piazito. Os grupos são ministrados pela fonoaudióloga Bruna Saurin e pela psicóloga Bruna Detoni, ambas profissionais do Piazito, com acompanhamento da supervisora de Educação Inclusiva da SMECE, Ana Paula da Silva. Dentre os assuntos elencados estão o desenvolvimento infantil, os destrocessos de aprendizagem, como as crianças aprendem, a importância do brincar na infância, entre outros.
Ao todo, 81 professores participam dos encontros, divididos em dois grupos, promovidos mensalmente, sendo cada encontro realizado em uma escola com o intuito de aproximação e conhecimento dos espaços escolares por parte dos docentes e das técnicas envolvidas. Na terça-feira, 16, fechando o terceiro encontro, com cada grupo, foi realizado o evento na EMEF 17 de Abril, no bairro Mundo Novo, com professores das EMEFs João Martins Nunes, Calisto Eolálio Letti, Nereu, 17 de abril e Colégio Theophilo Sauer. O próximo encontro está agendado para o dia 27 de agosto. O local ainda não foi definido.
“O projeto começou a ser elaborado no final de 2018 com as técnicas da UBS Piazito. Em abril, deste ano, começamos as reuniões, circulando nas escolas; cada vez o grupo reúne-se em uma escola diferente. Todas as escolas de ensino fundamental e médio participam, inclusive as do interior. Fazíamos frequentemente formação com os professores auxiliares, mas esta parceria está sendo muito importante fortalecendo o trabalho como um todo”, ressalta Ana Paula.
“Entendemos que o trabalho preventivo com a rede é um dos principais caminhos. A maioria dos pacientes que recebemos são encaminhados das escolas, por isso a importância de nos aproximar dos professores que acompanham os pacientes com algum tipo de diagnóstico. Sentimos que os docentes tem de fato uma vontade imensa de ajudar as crianças e estão super abertos a entender qual a ajuda que elas mais precisam”, comenta a psicóloga Bruna Detoni.
Segundo a fonoaudióloga Bruna Saurin, a intenção é construir soluções, a partir das experiências em sala de aula. ” Está sendo muito rico o trabalho,pois é um espaço para poderem desabafar, externar as experiências aos colegas, e aprender junto, sempre construímos algo juntos. A ideia é não trazer nada pronto, mas construir com eles o conhecimento. Perceber que aquela situação não acontece somente comigo, mas com o outro também”,ressalta a fono.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, acompanha as formações. “Se somos professores temos que abraçar um todo e não a metade. Educação é isso, é ter vocação, mas também estudar muito para angariar cada vez mais conhecimento para ensinar nossas crianças. Agradeço a todos pela participação, por aproveitarem mais esta iniciativa em prol da educação taquarense”, reiterou o secretário.