• 24 de novembro de 2024 02:26

Promovido o “Dia D” para a construção do Documento Orientador Municipal que norteará a educação em Taquara

ByEduardo Vetter

jul 15, 2019

O “Dia D” de discussão do Documento Orientador Municipal de Taquara(DOM) foi promovido na quinta-feira, 11, com abertura oficial no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). Cerca de 800 professores da rede municipal de ensino participaram do evento que visa elaborar o DOM com base nos estudos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do RCG (Referencial Curricular  Gaúcho), documento que irá nortear o trabalho da educação taquarense. Durante o dia, odocentes, acompanhados pelos professores mediadores, reuniram-se por ano e área do conhecimento, divididos em 19 salas temáticas.

O “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNDINE e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação- CONSED, promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da BNCC.

Com a aprovação da BNCC, em dezembro de 2017, iniciou-se o processo de implementação da Base e da elaboração dos Referenciais Curriculares dos estados, realizado ao longo do ano de 2018. Em 2019, é a vez dos municípios. Taquara deve entregar o DOM, até 31 de agosto do ano vigente.

Todo o trabalho conta com a parceria da Faccat, que com auxílio de seus professores está orientando a construção do DOM. Para Fladhimyr Câmara Castello, um dos professores orientadores da Faccat, o “Dia D” será lembrado por muitos, e, por muito tempo. “A intenção é construir um futuro educacional melhor para o Município e todos nós somos protagonistas deste futuro, trabalhando de forma integrada e colaborativa, a fim de construirmos o documento orientador, que será um norteador das aprendizagens desenvolvidas nas escolas”, menciona Castello.

Segundo o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, a educação é a política pública mais importante do país. “A partir desta construção, Taquara terá importantes transformações na área educacional. Não há democracia, nem desenvolvimento, nem justiça sem uma educação forte e verdadeiramente respeitada. Acreditar na educação é sustentar o porvir de um caminho melhor para a sociedade. É o caminho mais viável para modificar inclusive a situação política do país”, afirma o vice-prefeito.

O diretor geral da Faccat, professor Delmar Backes, salienta o pertencimento como um dos sentimentos mais fortes a que o professor deve estar em sintonia. “Eu não passo na escola, dou o meu recado e vou para casa. A escola me pertence, pertence ao aluno, aos pais, é a nossa vida. O trabalho de vocês não é passageiro, esta contribuição é muito importante. A vida da escola é o professor juntamente com os alunos. O valor de vocês e a responsabilidade de vocês não tem medidas”, reitera Backes.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, diz que este aprimoramento da Base Curricular é fundamental. “Queremos que Taquara se consolide, cada vez mais, como um referencial educacional na região. Este trabalho é coletivo, democrático, em prol da educação em nosso município. Um trabalho de excelência para termos o nosso referencial, elaborado pelos nossos professores, através da visão da nossa realidade”, observa Edmar.

Para a elaboração do Documento Orientador Municipal, reuniões mensais são promovidas com a coordenação de mediadores em cada área do conhecimento, havendo troca de informações e a construção do documento introdutório orientador do município.

Professores mediadores em Taquara por área do conhecimento:

Berçário – Bruna Pires Soares

Maternal – Daiane Arend Flores de Oliveira

Pré – Fernanda Schuch Sápiras

1º ano – Jaqueline dos Santos Alves

2º ano – Keila Berenice Beck Moreira Scheffel

3º ano – Tatiana Lais dos Santos

4º ano – Thais Natali Haag

5º ano – Viviane Pereira

Educação Física – Andréia Brentano

História – Giane Preto

Matemática – Cristiane Wilhelms

Ensino Religioso – Jean Carlos Colombo

Inglês – Jeanine Hammes

Geografia – Daniela Peixoto

Artes – Moisés Diefenbach

Português – Heloísa Valim

Ciências – Andréia Pires

Mediador dos diretores – Edson Passos da Silva

Mediador dos Supervisores – Carina Policarpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *