O prefeito Flavio Emilio Jost recebeu, em seu gabinete, as primeiras turmas que participarão do projeto de conscientização acerca de cuidados essenciais de sobrevivência. A organização envolve, até o momento, duas turmas fechadas, com alunos de cinco e seis anos da EMEF Primavera, sob comando da professora orientadora, Juliana, e também da diretora da instituição. Os ensinamentos são ministrados pelo Corpo de Bombeiros Voluntários, de modo preciso, por Janiel Gras e Silvia Branbbner.
Glaucio Dietrich, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, salienta a importância do engajamento dos alunos, desde cedo, em projetos como esse. Orientar e informar sobre temas de utilidade pública, ensinando lições valiosas que podem ser usadas em diversos momentos do cotidiano fazem parte do âmbito do projeto, bem como orientar no comportamento de cada criança.
A ideia do projeto é aumentar sua abrangência no ano que se segue, envolvendo alunos mais velhos e mobilizando a comunidade em relação ao tema.