• 10 de novembro de 2024 06:47

Transformação Digital nas Escolas é um dos projetos ofertados aos docentes da rede municipal de ensino

ByEduardo Vetter

jul 3, 2019

Professores da rede municipal de ensino de Taquara participam do projeto Transformação Digital nas Escolas com a adoção do G Suite for Education, do Google Cloud. Em três meses de qualificações – ministradas pelo professor Vinicius Vollrath, sócio da Terra Digital – empresa parceira e credenciada do Google Cloud – mais de 400 professores e profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) já têm acesso à plataforma e vem recebendo treinamentos básicos e oficinas para utilizarem os recursos de colaboração e produtividade em equipe.

Até o momento foram 11.299 e-mails trocados, 33.469 arquivos armazenados, 33 videoconferências realizadas e 112 agendas ativas, além de produtos como formulários criados através do Google Formulário, a elaboração (em andamento) do website da SMECE e outros suportes tecnológicos garantidos às escolas.

“Começamos o projeto na SMECE, em três etapas, identificando a cultura e pontuando os principais desafios de cada setor para então propor os cursos, as oficinas e o suporte adequado para a realidade dos profissionais envolvidos”, observa Vollrath. Em maio, entraram as primeiras quatro escolas: Colégio Municipal Theóphilo Sauer, Escola Municipal de Ensino Fundamental João Martins Nunes, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins e Escola Taquarense de Jovens e Adultos – ESTAJA.

Conforme o secretário da SMECE, Antônio Edmar Teixeira de Holanda. “Há muitos obstáculos pelo caminho e são esses os desafios que estão gerando as oportunidades para atingirmos os melhores resultados. É muito positivo, porque propicia mudanças significativas de forma eficiente, sem perdas e com poucos recursos empregados, algo que a administração pública busca constantemente, assim como facilitar os processos administrativos e pedagógicos das escolas”, destaca.

Segundo o professor, Vinicius Vollrath, para o trabalho foi adotada uma gestão descentralizada em que cada escola pode gerir seus e-mails e oferecer suporte básico aos professores e alunos. “Com a tecnologia do Google Cloud não é preciso investir em infraestrutura, basta ter uma conexão com a internet. Com isso, os “Guias do Google”, como são denominados os administradores do G Suite nas escolas, ou seja os professores coordenadores, podem realizar o atendimento básico através do celular”,revela.

Para as coordenadores do projeto na EMEF Rosa Elsa Mertins, professoras Carla Denise da Silva Fogaça, Vera Lúcia Pisoni Cristiane Winkel Elert a plataforma Google trouxe facilidade e maior engrenagem na gestão de toda escola. “Gerenciar todos os espaços da escola numa agenda de papel é muito difícil. Com a agenda disponível online a todos os professores a gestão foi facilitada bem como o alinhamento de todas as ações realizadas no âmbito escolar, pois os docentes podem acessar de onde estiverem a agenda, não necessitando de inúmeras reuniões até que todos estivessem a par das questões”, comenta Carla.

Outro exemplo, destacado pelo professor Vinicius Vollrath, foi a capacitação das professoras das EMEFs Açoita Cavalo, Menino Jesus e Dionysio Pires de Mello, que por estarem localizadas em zona rural, tinham dificuldades em participar das reuniões pedagógicas à noite. A solução proposta pela diretora da EMEF Açoita Cavalo, Carla Giovana Schleich, que participou do curso Princípios Básicos do G Suite, foi de utilizarem a ferramenta Google Hangouts Meet, de videoconferência, para trabalharem de forma eficiente, sem riscos e custos ao município.

Esta iniciativa é promovida pela SMECE e pelo Google para implementar o G Suite for Education, do Google Cloud, em toda a rede municipal. Para que isso ocorra de forma positiva, Vollrath diz que é preciso haver qualificações a fim de que todos conheçam oaplicativos oferecidos. “Todos os dias surgem inovações tecnológicas que estão impactando o mercado de trabalho. Hoje, quem ficar fora de uma plataforma de produtividade e colaboração estará à margem da sociedade da informação e do conhecimento“, afirma o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *