• 25 de novembro de 2024 05:59

Taquara tem o Dia Municipal de Orientação Sobre Doenças Autoimunes

ByEduardo Vetter

maio 24, 2019

Grupo de apoio foi criado e promove seu primeiro encontro no dia 29 de maio

A fim de otimizar uma maior conscientização e compreensão das doenças autoimunes rompendo os limites das percepções do público, foi instituído, em Taquara, através da Lei 6201/2019, o Dia Municipal de Orientação Sobre Doenças Autoimunes, a ser comemorado, anualmente, em 10 de maio. No encontro, promovido, este ano, foi criado um Grupo de Apoio para todos os interessados em se aprofundar no tema. O grupo fará uso das redes sociais e terá encontros presenciais. O primeiro encontro será no dia 29 de maio, às 14h30, no Espaço Fruto do Amor (rua Ernesto Alves, 2262), conduzido pela nutricionista Ellen Baaklini, que dará dicas de alimentação e nutrição, com aula prática.

A iniciativa de instituir o Dia Municipal de Orientação Sobre Doenças Autoimunes compreende organizar momentos de orientação sobre novos tratamentos e sobre os direitos dos pacientes, inclusive perante à aposentadoria especial, por meio de esclarecimentos com diversos profissionais. A intenção é potencializar o evento para o próximo ano, proporcionando às pessoas com doenças autoimunes elucidações sobre o tema, conforme destaca o propositor da Lei, vereador Levi Metanoya.

“Esta é uma forma de todos poderem dividir suas angústias, suas dúvidas, e, unidos, amenizar os problemas que as doenças autoimunes provocam nos portadores e suas famílias”, menciona. Levi é servidor municipal e coordena o Programa Saúde na Escola. Ele é portador de doença autoimune, e, após sua experiência sentiu a necessidade de conduzir algum trabalho na área com o intuito de auxiliar a comunidade.

Neste primeiro ano da Lei, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, houve um debate com profissionais ligados à área (médico, advogado, assistente social, enfermeiros e nutricionista) que transmitiram informações ao público formado por familiares e portadores de doenças autoimunes, além de outros interessados. Participaram a responsável pelo setor Saúde da Mulher da SMS, enfermeira Cândida Peres; o advogado dr. Eduardo Beuter; a assistente social, Vládia Lurene Heinz; a nutricionista Fabíola Andriola e o médico autorizador da SMS, dr. Newton Ribeiro da Rosa.

O debate, realizado no dia 10 de maio, foi gravado e está à disposição da comunidade na página do Facebook @prontolevi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *