A 8ª Semana de Enfermagem Faccat e a 7ª Semana Integrada de Enfermagem (SENFF) reúnem, até sexta-feira, 17 de maio, diversos profissionais da área da saúde da região e do Estado para debates e capacitações. Com a temática central “Enfermagem Resolutiva: Práticas Avançadas de cuidado”, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e outras autoridades estão tendo a oportunidade de se qualificar para aprimorar suas práticas em seus locais de trabalho. Temáticas como Qualidade e Segurança com foco na Acreditação Hospitalar; Aspectos do Cuidado em Diabetes; Medicação de Alta Vigilância; Cuidados de Enfermagem em Lesões de Traumas; Transporte Intra Hospitalar e a Legislação; Situações de violência e o cotidiano de trabalho; Punção guiada ultrassom; Intubação por máscara laríngea; SAT Treinamento; Controle de Infecção em ambiente hospitalar, entre outras abordagens estão sendo discutidas. A abertura oficial ocorreu na noite de segunda-feira, 13 de maio, no auditório 3 do Centro de Eventos Faccat.
É preciso provocar ações
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faccat, Claudia Capellari, é preciso provocar discussões para o aprimoramento das práticas no trabalho da enfermagem. “Nós somos responsáveis por provocar discussões, de provocar ações e movimentos na enfermagem na região. E a Semana da Enfermagem tem feito isso. Tem feito nos aproximar, de saber quem é quem na região. É preciso conhecer nossos usuários, nossos pacientes, nossa comunidade”, enfatiza.
Atendimento humanizado
Representado o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren), a conselheira enfermeira Nelci Dias, comenta que é necessário integrar os serviços de saúde em suas diferentes formas. “ O slogan do Coren é O que nos move é cuidar da vida. A gente precisa acreditar no cuidado da vida e despertar na comunidade a importância do nosso trabalho. Precisamos refletir sobre as práticas avançadas de trabalho, saber das metodologias, mas nunca deixar de fazer o atendimento ao paciente de forma humana. Não podemos nos afastar. O paciente tem que saber quem é o enfermeiro, quem é a pessoa que está ali cuidando dele. O cuidado não dever vir de planilhas e computadores”, adverte Nelci.
Encontros itinerantes
Os encontros estão ocorrendo no campus das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e em outros locais da região, numa parceria com a Unimed Encosta da Serra; Hospital Bom Jesus (Taquara); Hospital Oswaldo Diesel (Três Coroas); Fundação Hospitalar de Rolante; Hospital Bom Pastor (Igrejinha); Hospital Sapiranga; Hospital São Francisco de Assis (Parobé); Secretarias Municipais de Saúde de Rolante, Taquara e de Três Coroas.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (15 de maio)
9 horas – Cuidados com a pele e lesões (Promotor: Hospital Bom Pastor – Igrejinha. Local: Auditório do HBP)
14 horas – Qualidade e Segurança com foco na Acreditação Hospitalar (Promotor: Hospital Sapiranga. Local: Auditório do Hospital Sapiranga
14h45min – Coffee Break
15 horas- Vamos falar sobre experiência do cliente?
15h45min – Encerramento
18 horas – Cursos intra-evento (Local: Auditórios FACCAT)
1) Punção guiada ultrassom – Enf. Me. Rodrigo Ceratti
2) Entubação por máscara laríngea – SAT Treinamentos
3) Pré-natal de baixo risco – Enfª Jurema Bastos da Silva Neta; Enfª Me. Cristine Kasmirski
4) Interpretação de exames laboratoriais – Enfª Me Mariele Cunha Ribeiro
QUINTA-FEIRA (16 de maio)
9 horas – Controle de Infecção em ambiente hospitalar (Promotor: Hospital Bom Pastor – Igrejinha. Local: Auditório do HBP)
14 horas – Aspectos do Cuidado em Diabetes (Promotor – Secretaria Municipal de Rolante. Local: Câmara de Vereadores de Rolante)
15h30min – Oficina de Acolhimento
19h30min – Apresentação de trabalhos – Modalidade oral e pôster eletrônico (Local: Auditórios FACCAT)
SEXTA-FEIRA (17 de maio)
8 horas – Histórico dos Times e Apresentação dos Membros (Promotor: Hospital São Francisco de Assis. Local: Auditório 3 da FACCAT)
8h15min – Drogas Vasoativas: Entendendo suas Finalidades
8h50min – Condutas aos Paciente Com Riscos de Quedas
9h30min – Segurança do Paciente em Relação Medicação e Prevenção de Quedas
10h15min – Coffee-break
10h40min – Intoxicação Exógena…
11h10min – Meios e Recursos na Prevenção De Quedas do Paciente
13h20min – Erros nas Administrações de Medicações
14 horas – Medicação de Alta Vigilância
14h30min – Cuidados de Enfermagem em Lesões de Traumas
16h20 – Coffee-break
16h40 – Transporte Intra Hospitalar e a Legislação – Coren
16h50 – Encerramento e Orientações