• 19 de setembro de 2024 23:53

EXCLUSIVO: Cratera causa risco no centro de Parobé

ByEduardo Vetter

maio 9, 2019
Cratera na praça central

Na manhã desta quinta-feira (09) identificou-se uma cratera com aproximadamente três metros nas dependências da Praça do Trabalhador no Centro de Parobé, próximo ao recém reinaugurado chafariz e mais próximo ainda do comércio que toma conta da extremidade da praça.

Nossa reportagem esteve no local acompanhando os trabalhos das equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras e através do Diretor de Meio Ambiente Carlos Freitas conseguiu com exclusividade uma entrevista com os responsáveis pelo trabalho de amortização do problema, sendo eles o Secretário de Meio Ambiente Juares dos Santos, o Diretor de Meio Ambiente Carlos Freitas, a Bióloga Irene e o Geólogo Daniel, além de entrevistar comerciantes e moradores da localidade.

Sobre os fatos: Conforme relatado pelo Diretor Freitas, em análise preliminar constatou-se que por ali passa a ligação de uma tubulação de esgoto construída na época em que Parobé era administrada por Taquara, a qual no passado fazia a ligação das principais vias do centro e seguia em direção a região da Vulcabrás/Azaleia, mas que já estaria desativada há vários anos quando foi substituída pelo novo padrão sanitário brasileiro.

            De acordo com o Geólogo Daniel, a erosão ocorreu em virtude do carreamento de material por rompimento da tubulação, ou seja, um buraco na tubulação fez com que a água fosse passando e junto levando a terra do solo, causando um buraco que se originou de baixo para cima e entrou em colapso ao encontrar a superfície.

Existe ainda uma árvore da espécie guapuruvu, de grande porte na extremidade da cratera, a qual causava preocupação de queda caso a erosão tivesse afetado as raízes da mesma, no entanto a Bióloga da Prefeitura Irene informou a reportagem do JNP que o guapuruvu tem raiz do tipo pivotante, que é aquele tipo de raiz única e expeça que cresce em linha reta no sentido vertical abaixo da planta, raiz esta que não foi atingida pela erosão ou trabalhos de concerto da cratera, sendo que atingiu apenas raízes secundárias sem função estrutural da para a planta e sendo assim, não existe risco algum para a integridade da mesma e ela não representa mais preocupação de queda, o que alivia o comerciante local C.S. que ao relatar à equipe do JNP o ocorrido, afirmou que até o presente momento estava com medo de que a árvore caísse sobre seu comércio ou pior ainda, atingisse alguma criança no local.

Ilustração de raiz pivotante do Guapuruvu

Carlos Freitas, Diretor Municipal de Meio Ambiente informou que tão logo foi informado sobre o problema, mobilizou imediatamente as equipes técnicas municipais para o local, onde sua maior preocupação é a segurança das pessoas. Sua primeira atitude teria sido a sinalização do local e interrupção do acesso de pessoas que não estivessem envolvidas nos trabalhos para que não pudessem chegar próximo a cratera.

Após a análise verificar a estabilidade da árvore e por isso não haver necessidade de remoção da mesma, Freitas ordenou que o local seja estabilizado e posteriormente fechado.

Ao ser perguntado sobre a previsão de conclusão dos trabalhos, o Secretário de Meio Ambiente Juares dos Santos afirmou prontamente que esta questão é de responsabilidade da Secretária de Obras e não dele, no entanto, Freitas relatou que as equipes estão trabalhando em conjunto para que ainda na tarde de hoje todos os trabalhos sejam concluídos.

Ao finalizar, Freitas informou ainda que não existem novos riscos de erosões, mas que já estão adotando medidas preventivas de acompanhamento, tanto do local que agora está passando por manutenção, quanto da árvore e de toda a região que possa ter esse encanamento desativado para que no futuro não ocorram mais riscos como o que agora foi corrido.

 

 

Equipes no local durante a reportagem
A erosão já se encontra fechada e na próxima semana após o assentamento do material a calçada será refeita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *