Considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, garantindo acesso integral, universal e gratuito a toda a população do Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi amplamenteanalisado pelos participantes da IX Conferência Municipal de Saúde de Taquara, realizada no último dia 12, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento teve como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Abrangendo desde o atendimento para medição da pressão arterial até o transplante de órgãos, o SUS passou a ser um direito de todo cidadão brasileiro, desde a gestação, visando principalmente a prevenção e promoção da saúde. Sua rede é ampla e composta pela atenção básica, média e alta complexidades, serviços de urgência e emergência, atenção hospitalar, ações e serviços de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, além da assistência farmacêutica.
Logo após a solenidade de abertura da conferência, momento que contou com a participação de diversas autoridades municipais, a mestre e doutora em enfermagem, Vilma dos Santos, falou sobre a defesa do SUS enquanto patrimônio e direito do povo brasileiro, a partir da compreensão da saúde como princípio da dignidade humana.
Ainda na parte da manhã, ocorreram as palestras da professora Leila Holz, enfermeira da Atenção Básica do município de Campo Bom, e da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – que abordou a importância do controle social e do fortalecimento dos conselhos municipais de saúde; e do auditor e especialista em saúde pública, doutor Luis Carlos Maffaciolli – que tratou sobre o financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A IX Conferência Municipal de Saúde de Taquara promoveu na parte da tarde a formação de grupos de discussão, que analisaram diretrizes como a integralidade de assistência, a gratuidade através de um modelo de atenção resolutivo e com uma gestão unificada, o financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde, atendendo as necessidades da população, entre outras. Antes do encerramento ocorreu a elaboração do relatório final e a eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, que será realizada entre os dias 24 a 26 de maio.