Na sexta-feira, 29, o programa será lançado na EMEF Júlio Maurer, em Padilha
Com o objetivo de unir Escola, Família e Comunidade incentivando o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, estimulando habilidades como autodisciplina, autoconfiança, emoções, bom senso, responsabilidade, melhor comunicação, boas relações, escolhas saudáveis e o interesse na prestação de serviços à comunidade é que o Lions Quest, Programa da Fundação Lions Clube Internacional, vem trabalhar em escolas de Taquara. O primeiro educandário a receber o programa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Elsa Mertins, no bairro Santa Rosa.
O lançamento ocorreu na sexta-feira, 22, com representantes da municipalidade, do Lions Clube de Taquara e da instituição de ensino. Na noite da quarta-feira (27), ocorreu, na EMEF Rosa Elsa Mertins, reunião com os pais para esclarecimentos sobre o programa. A EMEF Júlio Maurer também terá o Lions Quest em sua grade curricular, e, o lançamento será na próxima sexta-feira, 29 de março, às 16h.
Taquara é a cidade pioneira na região sul do Brasil a acolher o Lions-Quest que será destinado a alunos do sétimo ano, primeiramente, destas duas entidades de ensino, mas a ideia é que o programa seja acolhido por mais educandários, segundo destaca o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda.
“Agradecemos ao Lions, pois é a primeira vez, que vamos ter um programa ímpar que será exemplo para o estado. Quem vai dar este exemplo? Os nossos alunos que terão uma parte importantíssima para o desenvolvimento do programa. A nossa intenção é ampliá-lo para outras escolas municipais, o mais breve possível”, revela o secretário.
O programa Lions Quest será desenvolvido uma vez por semana, sendo incluído na grade curricular dos sétimos anos. Ao todo serão 36 aulas, disponibilizadas a cerca de 60 alunos, de três turmas, da EMEF Rosa Elsa Mertins, com palestras com especialistas e profissionais de várias áreas que sejam do interesse dos educandos, da família e da escola, suprindo as necessidades de todos os envolvidos com o propósito de mudar vidas conforme menciona a idealizadora e coordenadora do Lions Quest Taquara, Scheila Tatiana Ferreira Laydner.
“O Lions Quest é um programa que, na sua essência, busca mudar vidas. Este é o nosso objetivo. Durante este ano, as turmas terão aulas semanais e vão fazer parte de um programa pioneiro na região sul do paísque já é sucesso em mais de 50 países. Dentre os 350 municípios que abrangem o distrito do qual o Lions Taquara faz parte, nós fomos escolhidos para a implantação e execução do programa que vai fazer adiferença na vida dos alunos. É o que esperamos e acreditamos: que faça a diferença na vida deles”, salienta Scheila.
Para as professoras responsáveis pelo Lions Quest na escola, Andressa Hoff, Carla Vanusa Coco e Adriana Brizola, a expectativa é grande. “Estamos com uma imensa expectativa em ver como os alunos e familiares vão responder as atividades, se vão acolher bem o programa, pois a proposta é muito boa então torcemos para que de certo”, comenta Andressa.
Os alunos Guilherme Pereira da Silva e Lívea Schroeder Fogaça Rossini, 11 anos e Vitória Hugentobler, 12 anos participarão do programa. “Esperamos que seja ótimo, que una mais as famílias e que o Brasil fique melhor”. (Vitória). “Que seja um ano bem melhor com o Lions Quest e que a gente se divirta muito” (Lívea). “Acho que vai ser legal discutir sobretemas e assuntos que temos dúvidas na adolescência” (Guilherme).
A diretora da escola, Mara Antônia Salomé, disse o quanto está feliz em receber o programa. “Este momento vocês levarão para suas vidas, suas famílias. Um momento em que escola, alunos e pais vão trabalhar juntos. Me sinto muito honrada e muito feliz por ser escola pioneira do Lions Quest na região sul”, comemora Mara.
A presidente do Lions Clube de Taquara, Marli Suzin, também esteve presente, manifestando sua gratidão. “Quero conhecer cada um de vocês e dizer que são o exemplo para o Brasil. Porque estamos implantando em Taquara o programa que será modelo para outras cidades que venham aimplantar o Lions Quest. Vocês vão fazer a diferença para que consigamos ser um país de primeiro mundo”, observa Marli.