1 gema para pincelar, pimenta, orégano, salsa, cebolinha, sementes de gergelim e papoula (opcional).
MODO DE PREPARO
Bater no liquidificador 2 tabletes de caldo de galinha em 1 copo e 1/2 de leite morno.
Acrescente 2 tabletes de fermento para pão.
Em seguida os ovos, a cebola, o óleo e o açúcar – se for o fermento biológico seco/em pó, bata no liquificador tudo, exceto a farinha de trigo e o fermento seco, que serão misturados numa bacia junto à parte líquida. Depois, despeje em uma bacia e coloque a farinha até desgrudar dos dedos.
Depois que desgrudar das mãos coloque a massa sobre uma banca de granito para sovar (ou qualquer outra parte lisa).
Eu não espero a massa dobrar de volume para abri-la e colocar o recheio, já que a massa é bem fofa. Espero crescer depois – há quem gosta de esperar a massa dobrar de volume para depois rechear.
Em seguida rale (ou processe no multiprocessador) as calabresas e uma cebola. Pique 3 tomates, cebolinha e salsinha (ou coentro), cerca de 15 azeitonas num recipiente à parte e junte a calabresa moída.
Divida a massa em 6 partes (seis pães grandes) e abra, individualmente com um rolo; aplique o recheio sobre a massa aberta (na espessura de uma massa fina de pizza) e enrole (sem apertar) feito um rocambole.
Coloque no tabuleiro já untado, enrole os próximos.
Espere crescer antes de levar para assar.
Faça pequenos cortes nos pães, de modo a aparecer o recheio. Se quiser uns pães mais bonitos, é só pincelar com gema e jogar gergelim, sementes de papoula e orégano por cima.
Coloque, então, para assar em forno brando.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Obs.: Nunca colocar o leite quente, sempre morninho. O recheio é livre, podendo ser alterado para frango com catupiry, tomate seco com mussarela.