• 19 de setembro de 2024 23:55

Professores da rede municipal trabalham metas para 2019

ByEduardo Vetter

mar 21, 2019
Professor Vinicius Vollrath trabalha a implementação das plataformas do Google Cloud / G Suite for Education
Professor Vinicius Vollrath trabalha a implementação das plataformas do Google Cloud / G Suite for Education

Professores da rede municipal de ensino participaram, na terça-feira, 19,nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), do encontro mensal de mediadores, visando trabalhar as três metas previstas para o ano de 2019 em relação à Educação Municipal que são: o estudo do currículo a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração do referencial gaúcho, a reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas e a reestruturação do sistema de avaliação do Município. O próximo encontro está agendado para 24 de abril, às 13 horas.

Participaram do encontro 18 professores que são os mediadores da rede,as representantes do setor pedagógico da SMECE, Daiana Volkart, Vivian Angeli, Débora Ribeiro, Simone Tomazzine, Jussara Policarpo (educação infantil) e Ana Paula da Silva e a professora da Faccat, Marlene Soder Ressler. A reunião contou ainda com a presença do professor Vinicius Vollrath, sócio da Terra Digital – empresa parceira e credenciada do Google Cloud, que, desde o ano passado, trabalha nas escolas, e, neste ano, implementará as plataformas do Google Cloud / G Suite for Education, disponibilizando este recurso facilitador ao trabalho de alunos e professores.

Fotos (2)A fim de trabalhar as três metas da Educação Municipal, foram elencados professores de cada área e de cada ano, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, para que, mensalmente, participem de capacitações para coordenarem este trabalho e tornem-se mediadores municipais junto aos demais professores por área do conhecimento. “Hoje é a nossa primeira reunião após o lançamento do projeto para termos um feedback do que foi trabalhado na capacitação e se supriu as expectativas de todos. A partir de então haverá encontros mensais com todos os professores da rede. A SMECE também fez um convênio com a Faccat que vai assessorar todo o trabalho para que consigamos atingir as metas de 2019”, revela Daiana Volkart.

Equipe do setor pedagógico da SMECE coordenou o encontro com os mediadores
Equipe do setor pedagógico da SMECE coordenou o encontro com os mediadores

As ações iniciaram em fevereiro com a capacitação de professores na abertura do ano letivo que contou, pela manhã, com a palestra “Os Professores e a Ensinagem no Contexto da BNCC”, com o doutor em Filosofia e Educação, Cesar Apareciddo Nunes (UNICAMP). Durante a tarde, os professores participaram de oficinas temáticas, divididas por área e por ano do conhecimento, para a construção do Referencial Curricular do Município de Taquara.

“Objetivo nós temos que é chegar na reestruturação do nosso currículo e pra que isso ocorra, precisamos tomar conhecimento da base, do referencial e de outras demandas que surgirão no decorrer do ano letivo. A organização do trabalho se dará a cada encontro. Vamos fazer umfeedback das oficinas, montar um cronograma de possíveis ações que priorizem o estudo da base, o referencial e vamos lincando neste processo o que surgir pelo caminho”, salienta Débora Ribeiro.

Para o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, as atividades são de extrema importância ao desenvolvimento da Educação e ao melhoramento do ensino e aprendizagem dos alunos. “A qualificação deve ser constante a fim de avaliarmos o nosso trabalho, proporcionando assim, uma educação de excelência”, destaca o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *