A possível implantação de três centrais hidrelétricas no Rio Paranhana foi levada na última quinta-feira (14) à plenária da 1ª reunião ordinária de 2019 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), em São Leopoldo.
Representantes da Prefeitura de Três Coroas, empresários e esportistas formaram uma comitiva, que manifestou a preocupação e o descontentamento com a implantação do projeto no Rio Paranhana.
Na ocasião, o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Jonas Fetter, falou dos impactos ambientais, sociais e econômicos que as centrais hidrelétricas poderiam trazer para a cidade, além dos riscos que elas representam para as comunidades que ficam na parte baixa do Paranhana.
Por sua vez, o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein, disse que o comitê é o lugar certo para discutir o tema e que todos estão muito atentos à questão.
Segundo ele, a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos como um todo depende da água do Rio Paranhana e que cabe aos vereadores da região criar um movimento.
No dia 1º de abril ocorrerá uma Audiência Pública em Três Coroas sobre as barragens do Sistema Salto.
*FOTO: Diego Land.