Uma nova sala de vacinas está em atendimento no Município. Desde o início de outubro, a Unidade Básica de Saúde Dr. Angelo Mariante Coelho, mais conhecida como posto da vila Santa Teresinha recebe a comunidade do bairro e arredores para vacinação e atualização da carteirinha vacinal. Quem precisar da assistência pode passar na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. A UBS está localizada na rua Espírito Santo, 610. Taquara conta com salas de vacinas nas UBSs Piazito, Mundo Novo, Empresa e Santa Teresinha.
Segundo a técnica de enfermagem e vacinadora, Simone Maria de Moura Dias, é necessário que a pessoa leve a carteirinha de vacinação. “Precisamos da carteirinha para saber o quadro vacinal do paciente, principalmente das crianças. Caso a pessoa perca ou extravie o documento, a encaminhamos à Unidade em que costumava vacinar-se para que tenha um atendimento eficaz”, observa Simone. Ela reitera que a partir de novembro, as salas de vacinas usarão um sistema on line, chamado SI-PNI Web, que interligará todas as unidades do Brasil. “Assim conseguiremos pesquisar o histórico vacinal do paciente com mais facilidade e eficiência”, afirma. Simone lembra ainda que, na última tarde útil de cada mês, todas as salas de vacina são fechadas para movimentação mensal.
O coordenador da UBS Santa Teresinha, Douglas Mello, comemora outra conquista da unidade. “Estamos há duas semanas com o nosso sistema todo informatizado, com prontuários eletrônicos. Somos o primeiro posto do Município a iniciar este trabalho, mas todos os postos serão informatizados. Tudo o que inserimos no sistema vai direto pro Ministério da Saúde, isso nos ajudará na obtenção de recursos, pois tudo estará amplamente registrado, a identificação do paciente, do cartão SUS, dos procedimentos realizados e todas as unidades estarão conectadas”, menciona Mello. Hoje, o posto atende cerca de 1300 pessoas por mês, disponibilizando quatro médicos clínicos gerais, dois ginecologistas, pediatra, psiquiatra, psicólogo, dentista e enfermagem.
Vacinas disponibilizadas pelas salas de vacina à população
Hepatite B, Penta (combate difteria, tétano, coqueluche, Hib e Hepatite B), VIP/VOP (contra a poliomielite/paralisia infantil), Pneumocócia 10V (previne doenças graves, como pneumonia e meningite), Rotavírus Humano (previne o rotavírus, doença que causa sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios), Meningocócica C (contra a meningite tipo C), Febre Amarela, Tríplice viral (combate sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela), Hepatite A, HPV (vacinas para adolescentes), Dupla adulto (combate difteria e tétano – reforço a cada dez anos), – dTpa (gestantes) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). As vacinas BCG (contra tuberculose) e a antirábica são ofertadas somente no Posto Piazito.