Com o intuito de pré selecionar e orientar os candidatos que farão parte da equipe dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF) quanto ao trabalho, objetivos e funcionamento da rede, iniciou na manhã, desta terça-feira (16), uma capacitação de 60 horas, direcionada aos novos visitadores. Os encontros compreendem as temáticas: conhecimento dos programas, desenvolvimento infantil e ludicidade, intersetorialidade, metodologia, sistema de informação, trabalho de campo, conteúdos básicos e prova escrita, e, seguem até o dia 24, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, das 8 horas às 17h30min.
O PIM está implantado, no Município, há 13 anos, em diferentes bairros, principalmente em bairros com maior vulnerabilidade. Em junho de 2018, o PCF veio para ampliar os atendimentos às famílias que têm Bolsa Família, articulando com o PIM. Segundo a supervisora dos programas, em Taquara, Débora Coelho, a capacitação é uma exigência do Estado, antes dos visitadores irem a campo. Ao todo, serão 12 visitadores atendendo as famílias taquarenses.
O Grupo Técnico Municipal é integrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, representada por Caroline Britto da Silva; de Saúde, representada por Solange Vargas e de Educação, Cultura e Esportes, representada por Carla Schleich. Também integram o GTM, a supervisora Débora Coelho e as monitoras dos programas, Júlia Vicente Teixeira e Vládia Lurene Bancke da Silva Henz.
No primeiro dia de capacitação, os visitadores receberam a representante do Grupo Técnico Estadual (GTE), enfermeira, com pós-graduação em enfermagem neonatal, Letícia Boeira. Com 13 anos de experiência na área, ela falou sobre os programas, suas atribuições e funções da equipe. “Vim apresentar os programas, falar das atribuições de quem trabalha nele, para que saibam que tem toda uma equipe compondo este trabalho. Também vamos discorrer sobre o histórico dos programas no Município, a legislação, a metodologia, dentre outras questões”, menciona Letícia.