• 19 de setembro de 2024 22:08

Capacitar para Incluir forma três turmas dos cursos de Informática e Empregada Doméstica

ByEduardo Vetter

out 4, 2018

O projeto “Capacitar para Incluir” formou duas turmas do curso de Informática e uma turma do curso de Empregada Doméstica, em sessão solene de certificação promovida, na terça-feira, 2, no Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAC. O projeto iniciou em julho deste ano, sendo uma parceria efetivada por meio de convênio entre o SENAC/Taquara e a Prefeitura Municipal de Taquara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

A iniciativa visa proporcionar às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família qualificações para a integração ao mercado de trabalho. A ideia é que toda a família participe, sendo destinados cursos para crianças e adultos, a partir dos oito anos de idade.

Ao todo, serão proporcionados 10 workshops motivacionais e oito cursos de capacitação, simultaneamente, até dezembro deste ano, prevendo a participação de cerca de 600 pessoas, com entrega de certificados a todos. O investimento de R$ 28 mil reais, para suprir o convênio, advém do Índice de Gestão Descentralizada Municipal – IGDM Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social.

Já foram realizados os workshops “Como alcançar seus objetivos?” e “Como elaborar meu currículo?”. E, além dos cursos de Informática fundamental (08 aos 10 anos), Informática fundamental para o Trabalho (14 aos 24 anos) e Empregada Doméstica, está em andamento o curso Excelência no Atendimento para Garçom. Em breve iniciam mais dois cursos de Informática, um de Técnicas Básicas para Cozinha e mais um curso Excelência no Atendimento para Garçom.

A jovem de 15 anos, Gabriele Aliati, foi certificada com o curso de Informática. “Achei o curso bem interessante, aprendi mais, já havia feito um curso básico, mas esse veio agregar mais ainda ao meu conhecimento. É muito importante as capacitações, pois enriquece o currículo, o que vai me ajudar nos estudos e no mercado de trabalho”, relata Gabriele.

July Anne de Lima da Silva, 20 anos e a sua irmã Janine, 18 anos, fizeram ambas o curso de Informática. “Soube do curso pela Assistência Social, pois minha mãe está inscrita no Cadastro Único. O mercado de trabalho exige que tenhamos conhecimento de informática, um curso particular é muito caro, e no momento estou desempregada, me virando vendendo rapadura para conseguir algum recurso, por isso não conseguiria pagar”, comenta July Anne.

Para Lucimara Soares Dias, 39 anos, o curso de Empregada Doméstica atingiu as expectativas. “Somou com o que eu já sabia, já havia feito um curso de secretariado, também disponibilizado pela assistência. É muito importante estes auxílios para incentivar as famílias, os jovens. No momento estou desempregada e espero que logo eu consiga um emprego para dar um futuro melhor aos meus três filhos”, salienta Lucimara.

Joneide da Silva, 40 anos, desempregada e com três filhos para sustentar, também participou do curso de Empregada Doméstica. “Pra mim foi muito bom fazer este curso, muitas coisas que a gente não sabe e acaba aprendendo. Passei para as minhas irmãs o que aprendi sobre organização, elas gostaram e também já estão praticando. Com certeza é muito importante disponibilizarem estes cursos à comunidade, estou inscrita em mais um e espero que me chamem também”, menciona Joneide.

O que disseram as autoridades:

“Parabéns Formandos. Foi um prazer recebê-los para estas aulas. Temos o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação que proporcionou este curso. Vocês saem com um certificado do SENAC reconhecido em todo território nacional, continuamos de portas abertas a todos para quando quiserem se qualificar. Sintam-se à vontade para usufruírem deste espaço”.

(Diretora do SENAC Taquara, Andreza Custódio)

“Estes cursos têm um caráter muito especial pra nós, pois temos a incumbência de qualificar as famílias, dar oportunidade para que possam buscar uma alternativa de melhorar o seu salário, a sua condição de vida. O projeto Capacitar para Incluir é voltado a toda família, principalmente aos jovens que estão saindo do Ensino Médio, se preparando para o mundo do trabalho. Agradecemos a adesão das famílias, pois sem esta adesão não poderíamos disponibilizar os cursos”.

(Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo)

“Estes cursos vão abrir portas a vocês, é mais uma etapa de vida, talvez muitos não tiveram oportunidades enquanto jovens, mas estão aqui, com persistência buscando se qualificar. Estamos vivendo num mundo muito competitivo e aqueles que não se qualificarem vão perder espaço para quem se qualificar. A vantagem será de vocês, pois qualificação é fundamental. O bem material vocês podem perder, mas o conhecimento vocês jamais perderão”.

(Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Guido Mário Prass Filho)

“Agradeço à parceria do SENAC que foi muito valiosa pra nós. E a vocês que fizeram os cursos, queremos dizer que nós enquanto secretaria queremos que vocês se empoderem, isso é o que queremos. Lutamos muito por este projeto e hoje estamos realizados, muito sucesso pra vocês, e, que este certificado, este conhecimento, abra muitos caminhos a todos”.

(Coordenadora do Bolsa Família, Clarice Quadros)

Foto (1) Foto (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *