• 21 de novembro de 2024 21:16

Sentimento de orgulho pela história de Taquara marca o início das obras de revitalização da Casa Vidal

ByEduardo Vetter

ago 29, 2018

Imóvel mais antigo ainda existente em Taquara foi construído em 1882

 

Uma das preocupações da comunidade de Taquara sempre foi com a deterioração da Casa Vidal, imóvel mais antigo, construído em 1882, ainda existente no município. E a solenidade de início das obras de revitalização deste prédio histórico, ocorrida na última sexta-feira (24), foi marcada pelo sentimento de orgulho pela história do município.

Localizado na rua Tristão Monteiro, próximo ao Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede da Prefeitura Municipal de Taquara, o imóvel de 1.491 m² foi edificado com tijolos unidos com o pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório).

Construída pelo Coronel Jorge Fleck, governante de Taquara no período que ocorreu a Proclamação da República, a Casa Vidal foi um dos mais importantes pontos comerciais de Taquara, servindo como local de comercialização de tecidos, roupas e ferragens, e tornando-se um ponto de referência para os viajantes que chegavam na cidade.

O prédio, que pertenceu a José Júlio Müller e depois a Henrique Vidal Kohlrausch, em 2004 foi vendido para a Sonae Distribuição Brasil, empresa adquirida pela multinacional varejista Walmart, que doou o imóvel para o município de Taquara em janeiro de 2010. Realizado o Tombamento Municipal da Casa Vidal, no dia 13 de agosto de 2012, em novembro de 2013 a atual Administração Municipal iniciou os trâmites para a revitalização do prédio histórico.

Com o valor estimado em  R$ 2,5 milhões, o projeto de revitalização da Casa Vidal foi desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e nesta primeira fase da construção conta com patrocínio de seis empresas da região, que terão benefício fiscal de 100% do valor repassado ao projeto da LIC/RS – a Usaflex, Calçados Bibi, Pirisa, F. H. Comasetto, Embutidos Smaniotto e Rede Müller.

Durante a cerimônia de início das obras, que iniciou com a apresentação do coral de adolescentes do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), o Secretário Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o taquarense Victor Hugo, destacou que todo o esforço empreendido pela Administração Municipal e pela comunidade taquarense para recuperar o prédio histórico é a prova da caminhada de uma cidade que tem um passado e que quer avançar.

Vocês, presentes aqui nesta solenidade, talvez não tenham a real dimensão do que esta iniciativa de vocês representa para nós, do Governo do Estado. Hoje eu vou embora de Taquara podendo dizer para os próximos que chegam: olhem o que Taquara fez, pelo que Taquara passou e observem a receita que Taquara está usando para se superar”, declarou Victor Hugo.

O prefeito Tito Livio Jaeger Filho fez um agradecimento especial as seis empresas patrocinadoras desta primeira fase da obra de revitalização da Casa Vidal relatou um dos principais motivos que fez com que a Administração Municipal desenvolvesse este projeto, por vezes encarando as críticas que recebeu de algumas pessoas contrárias a recuperação do prédio histórico.

“Nós não estamos construindo um prédio, nós estamos resgatando a nossa história. E resgatar a história não tem preço. Todos nós aqui temos a função de garantir um futuro melhor para as próximas gerações. E como fazer isso se a gente não manter a nossa história”, questionou o prefeito de Taquara.

Após o encerramento da solenidade de início das obras, momento que contou com a presença de Edgar Bittencourt da Luz, diretor da Arquium Construções e Restauro Ltda., empresa executora da obra, a Gestora Cultural da Patrimonium, Cristina Seibert Schneider, explicou que a obra seguirá todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais e a readequação dos espaços que serão utilizados para atividades culturais.

“Concluída a obra de revitalização, que prevê ainda a instalação de elevador e locais com acessibilidade universal, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria”, explicou Cristina.

Além do vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, que esteve a frente de todo o desenvolvimento do projeto e acompanhou as visitas nas empresas objetivando a captação de recursos, também participaram da solenidade de início das obras de revitalização da Casa Vidal o presidente do Legislativo Municipal, o vereador Guido Mário Prass Filho; a promotora de justiça, Ximena Cardozo Ferreira; o comandante do Corpo de Bombeiros de Taquara, Parobé e Sapiranga, Deoclides Silva da Rosa, os secretários municipais, o diretor-presidente da Calçados Bibi, Marlin Kohlrausch; a diretora jurídica/RH da Usaflex Calçados, Daniela Paula Colombo Schaeffer; o administrador da F. H. Comassetto Materiais de Construção, Fabrício Comassetto; o representante da Rede Müller, Bruno Mateus Winter; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fabiane Luiz Oliveira; o diretor do IACS, João Cesi Lopes dos Santos; a representante da comunidade taquarense com engajamento na área do patrimônio cultural, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer; Carla Kohlrausch, neta de Henrique Vidal Kohlrausch, representantes da Arquium e da Patrimonium, servidores municipais e comunidade em geral.

DSC_0987 DSC_5756

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *