Uma solenidade oficial, nesta sexta-feira (24), às 14h, e que contará com a presença do Secretário Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, o taquarense Victor Hugo, marcará o início das obras de revitalização da Casa Vidal, imóvel mais antigo, construído em 1882, ainda existente em Taquara.
Desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, e cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto de revitalização da Casa Vidal tem o valor total estimado em R$ 2,5 milhões, seguindo todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços que serão utilizados para atividades culturais.
Nesta primeira etapa do projeto, que envolverá a consolidação do imóvel, edificado com tijolos unidos com o pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório), está confirmado o patrocínio de seis empresas da região, que terão benefício fiscal de 100% do valor repassado ao projeto da LIC/RS –são elas a Usaflex, Calçados Bibi, Pirisa, F. H. Comasetto, Embutidos Smaniotto e Rede Müller.
Concluída a obra de revitalização, de acordo com todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, prevendo ainda a instalação de elevador e locais com acessibilidade universal, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria.
A solenidade de início das obras de restauração da Casa Vidal, evento aberto ao público em geral, será realizada nesta sexta-feira, às 14h, na rua Dr. Edmundo Saft, ao lado do prédio histórico.