Iniciado em 2017, Núcleo de Apoio Psicossocial à Infância e Adolescência já realizou mais de 6 mil atendimentos
Recentemente o Núcleo de Apoio Psicossocial à Infância e Adolescência (NAPIA) foi selecionado para participar do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontecerá entre os dias 25 e 27 de Julho de 2018, em Belém do Pará.
Desde que foi iniciado, o programa que substituiu o PMEI, já realizou mais de 6.300 atendimentos. E suas ações contemplam a promoção, prevenção e assistência ambulatorial às crianças e adolescentes resultando na Clínica Ampliada Interdisciplinar. Os atendimentos oferecidos são de zero a 18 anos, conforme regem o Estatuto da Criança e do Adolescente e os protocolos da saúde. São desenvolvidos atendimentos com enfermeira, psicólogas, psiquiatra, assistentes sociais, psicopedagoga, pedagoga, fonoaudióloga e fisioterapeutas.
“Nosso trabalho é interdisciplinar e atende crianças de 0 a 18 anos. É uma ação mais efetiva e eficaz, pois os setores e especialidades começam a dialogar entre si e com o atendido, tornando o NAPIA integral, integrado e humanizado”, destaca a secretária de Saúde Marizete Pinheiro.
Para o prefeito interino Moacir Jagucheski o NAPIA é uma das conquistas de seu governo. “Tínhamos o PMEI, que realizava um ótimo trabalho, mas gera um alto custo à Educação. Desta forma, com o NAPIA, passamos a atender todos da rede pública, mas através de um elo entre Educação, Assistência Social e, primordialmente, a Saúde”, finaliza Jagucheski.