Sugestão do vereador Gilberto Gomes (PRB) foi assinada pelo prefeito nesta semana
Foi formalizada nesta semana a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, grupo que deverá gerir os recursos do Fundo Municipal do Bem-Estar Animal, em Parobé. A iniciativa é resultado da sugestão do vereador Gilberto Gomes (PRB) em maio de 2017, e assinado pelo prefeito municipal, Moacir Jagucheski.
Durante a sanção do texto, foi eleita a composição do conselho, que terá como presidente a estudante, Karina Richetti. Como diretor do fundo, assume Carlos Freitas, que também exerce o cargo de diretor na Secretaria de Meio Ambiente.
“Este grupo vai criar diretrizes de conscientização sobre maus tratos e abandonos, desenvolvendo ações e formas para captar recursos à causa. A primeira ação deverá ser o cadastro do fundo na campanha “Nota Fiscal Gaúcha”, o que já garante a vinda de recursos destinados a esta área, sem usar o orçamento do município”, explica Gomes.
Para o prefeito, a ideia auxilia na criação de políticas públicas que atingem os atendimentos na saúde pública. “Muitas doenças são decorrentes da proliferação de animais abandonados. O poder público não tem recursos para investir em projetos de castração, entre outros, portanto esta parceria é bem-vinda e trará resultados positivos à comunidade”, destacou Jagucheski.