Crise no setor calçadista preocupa administração, que está trabalhando para minimizar seus efeitos
Atenta a crise nacional que assola o país e impacta fortemente a geração de empregos, ocasionando especialmente o fechamento de vagas em todos os segmentos da produção, a Administração Municipal de Parobé vem trabalhando para minimizar estes efeitos, buscando propiciar condições que garantam a manutenção de postos de trabalho, bem como a criação de novas vagas. Prova disto, foi a importante conquista do início do ano passado, quando a municipalidade concedeu incentivos para que a empresa Usaflex se instalasse gerando a expectativa de criação de aproximadamente 300 novas vagas no município, a médio prazo.
Também em 2017 a administração propiciou a ampliação de vagas de trabalho na empresa Complast, com a autorização de cedência de parte de um prédio as margens da ERS 239, gerando uma expectativa de 150 novos postos de trabalho.
Já no início deste ano foi anunciado o fechamento da unidade fabril da empresa Crysalis, que viria a decretar falência neste mês. De imediato, a administração iniciou negociações com outras empresas, viabilizando a ampliação da empresa Sommavilla Calçados no local onde funcionava a Crysalis, gerando a expectativa de 300 novas vagas de emprego.
Além das ações diretas da administração que propiciaram a criação e ou a manutenção de postos de trabalho, a diretoria de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Administração tem acompanhado e auxiliado o andamento de outras empresas que por forças próprias conseguiram a criação de vagas, o que no somatório contribuiu para que o município fosse destaque nos últimos meses, inclusive em nível estadual na geração de empregos.
De janeiro a maio deste ano o município obteve saldo positivo de 468 postos de trabalho criados.No mês de março Parobé ficou na 7º posição do estado no ranking com melhor saldo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. “Estamos sempre buscando melhorias e alternativas para melhorar a condição para nossa comunidade. Sabemos que a situação é delicada, mas estamos trabalhando para atrair mais empresas para Parobé”, comenta Cassiano Fernandes, diretor de Desenvolvimento Econômico.
O prefeito também ressalta que já foram realizados encontros com outras empresas e que há tratativas com empresários, para instalações de novos postos de trabalho. “Tivemos diversas reuniões com empresários do setor têxtil, moveleiro e calçadista. Estamos em tratativas, mas não podemos anunciar nada sem que ocorra um acerto, de fato”, comenta Jagucheski.