• 20 de setembro de 2024 00:47

Escolas públicas de Igrejinha recebem projeto de teatro itinerante

ByEduardo Vetter

jul 3, 2018

Evento integra a programação da 18ª Feira do Livro do município

A 18º edição da Feira Municipal do Livro de Igrejinha encerrou nesta quarta-feira, dia 13 de julho, com uma programação especial. Mais de 2.500 alunos da rede pública assistiram gratuitamente ao espetáculo “Um Jardim nas Estrelas”. A peça, que tem como objetivo principal debater o bullyng e relações interpessoais, faz parte do projeto pedagógico Acqua Lokos na Sua Escola, lançado para promover gratuitamente ações culturais no âmbito escolar para crianças e adolescentes.

Devido ao grande público, o espetáculo foi realizado em três sessões no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, para alunos das séries iniciais até quinto ano de escolas da rede municipal, estadual e particular. A iniciativa de trazer o projeto Acqua Lokos para integrar a programação da Feira do Livro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

“Foi uma alegria muito grande receber a peça teatral do Acqua Lokos e não temos dúvidas da qualidade e da contribuição cultural, ética e moral deste grupo. Foi uma parceria muito positiva, o projeto se justifica e a cidade de Igrejinha está de portas abertas, esperando formar cidadãos de bem através do teatro e da cultura”, destaca o Secretário de Educação do município, Luiz Carlos Trombeta.

A peça “Um Jardim nas Estrelas” tem roteiro de Rodrigo Bisol, que integra o núcleo artístico do Parque Acqua Lokos. Com duração de 40 minutos, a apresentação traz também uma reflexão sobre o respeito, na forma divertida de espetáculo musical, encenada de forma lúdica. Porém, o projeto busca muito mais que o entretenimento. “Sempre gostei de trabalhar com o entretenimento pedagógico. Neste ano escolhemos a temática do bullyng, que é um termo que passou a ser conhecido há uns 10 anos, mas ainda é muito recorrente especialmente entre as crianças no universo escolar”, destaca Bisol.

A ideia de levar teatro às escolas surgiu em 2017, quando foram realizadas 75 apresentações em escolas do litoral norte gaúcho e também em algumas cidades da região metropolitana, alcançando cerca de 25 mil alunos. “Acredito que o teatro deveria ser acrescentado nas grades curriculares para que assim o aluno tenha mais vontade e desejo pelo estudo, pois poderia ser uma aula bem descontraída e levando em consideração que muitas vezes as crianças só tem acesso a este tipo de arte na escola”, destaca a pedagoga e diretora do Acqua Lokos, Jomara Costa de Souza.

O projeto itinerante segue seu roteiro de apresentações. Na quarta-feira dia 4 a peça será realizada em Três Coroas e na quinta-feira (5) no município de Taquara. Para 2018, o objetivo é percorrer cerca de 40 municípios no estado, incluindo além do litoral norte, escolas das regiões do Vale do Paranhana, Vale dos Sinos e Serra.

A escolas interessadas em receber a apresentação da peça podem entrar em contato com o núcleo artístico do Acqua Lokos pelos telefones (51)3625.2992 / (51)9.9938.6398.

peça em Igrejinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *