Tendo em vista a importância da implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Taquara reuniu os proprietários de frigoríficos, embutidos e agroindústria familiar do município para tratar sobre a legislação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e também sobre os avanços para a adesão ao sistema.
Regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340, de 05 de julho de 2012, o SUSAF permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais comercializarem seus produtos em todo o território do Rio Grande do Sul, desde que o município tenha feito a adesão ao Sistema Unificado Estadual.
Durante a reunião com os proprietários dos estabelecimentos registrados no SIM de Taquara, ocorrida no dia 28 de maio, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo, explicou que os estabelecimentos devem seguir rigorosamente a cartilha de boas práticas de fabricação, garantindo a qualidade e a regulamentação técnica de comercialização de seus produtos.
“A fiscalização da legislação sanitária é feita pelos veterinários do Serviço de Inspeção Municipal. Entretanto, cabe aos responsáveis técnicos de cada frigorífico orientar a empresa a cumprir com todas as ações que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, conforme a legislação“, explicou Antonelo.
No encerramento do encontro, que contou ainda com a participação da veterinária Laís Brites Fabrício, que também é a coordenadora do SIM em Taquara; e de Rafael Canielas Mendes e Lúcia Helena da Silveira Castagnino, veterinários do Serviço de Inspeção Municipal, ficou acertado que, nos próximos 60 dias, os técnicos do SIM enviarão a cada uma das empresas uma relação de suas irregularidades para que sejam solucionadas o mais breve possível. A expectativa é de que o processo de adesão do município ao SUSAF seja concluído até o final deste ano.
Prefeitura Municipal de Taquara